sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Arte?

A arte sempre foi, de fato, a maior representação de cultura que se pode ter, humanizar os objetos e supervaloriza-los.
Nos primordios ja se existia os primeiros vestigios de arte, o trabalho não deixa de ser uma forma de arte (refiro-me ao trabalho consciente), pinturas nas paredes rochosas, cantos de encorajamento, grandes monumentos de homenagem, design... podemos definir isso e muito mais como arte através do simples fato de que arte está ligada numa sintonia muitissimo proxima da cultura, tudo que é uma cultura, em base, é uma arte.
Vamos agora para a classificação generalizada e atual de arte, para que nos serve a arte que não contém um principio capitalista (não se iludam, só pelo fato de ser algo bem visto ja é capitalizado, porém aqui me refiro quanto a cirações fora da intenção deste principio), uma musica para que nos serve? encorajar? a que? E uma pintura? entreter? reabrir conceitos? Os monumentos? analise herioca? homenagem?. Okay notem que todas tem uma base muito parecida, encorajar, mudar nossos conceitos...reabrir conceitos, ja diz pelo nome...analise, reabrir conceito...e o mais importante o ENTRETENIMENTO.
Entretenimento nos leva para fora de nossas vidas, nos faz esquecer do sofrimento, do trabalho (trabalho é uma palavra retirada do latin "tripaliare", do substantivo "tripalium" intrumento de tortura usada em humanos, ou animas dificeis de ferrar...iclusive o chamado "ferrar" que usamos para avisar um mal sentimento vem do ferrar animais, ferro em brasa). Porém o trabalho é uma forma de cultura, naverdade o efeito dela também assim como a arte.
Cultura (substancia da consciencia) efetiva o trabalho e arte. para criar arte precisamos utilizar trabalho, para fugir do trabalho precisamos do entretedimento da arte e tudo acontece mutuamente gerando um trabalho agradavel, enquanto se entretem, a forma de trabalho ideal em que não podemos mais chamar de trabalho, apenas arte.

ps. se isso aprender a ser bem utilizado pelo homem, boa parte dos psicologos perderão seus trabalhos.
pps. humanos não são dificeis de ferrar, não confundam (risos)

Um comentário:

Erikson disse...

Não sei, parece-me que como defines arte ao aproximar da cultura ou de algum tipo supremo de realização cultural, estamos ainda trafegando de olhos vendados entre os dois conceitos sem bem defini-los, correndo o risco de subsumir um no outro - o que acho não ser de todo possível, pois me parece que a arte, ainda que manifestação cultural, tem características próprias que a diferenciam de outros aspectos da cultura.
Agora, o que queres dizer com "entretedimento"? Confesso que foi procurar no dicionário seu significado, mas não encontrei a palavra. É algum verbete de criação tua, uma contração de "entretenimento" com outra palavra?
QUanto ao trabalho, ainda se mantém uma certa indistinção, como com a questão da arte. Parece ser necessário definir melhor: o que é cultura, no fim das contas?
Mas, enfim, o fim é bem verdadeiro: se o homem soubesse fazer algo com sua condição, bem, psicanalista seriam peças de museu. A questão é que a única coisa que um neurótico normalóide como nós sabe fazer bem é exercitar o seu sintoma e o sofrimento colado nele.